Páginas

sábado, 19 de março de 2011

SÃO JOSÉ, ESPOSO DA VIRGEM MARIA, PATRONO DA IGREJA UNIVERSAL

Hoje é o dia em que a Igreja no mundo todo celebra a memória de São José, esposo da Virgem Maria, protetor da Sagrada Família e padroeiro da Igreja Universal. Modelo para todos os cristãos, José justo acolheu sua esposa e a respeitou como instrumento da Graça e salvação de Deus. As leituras da solenidade nos atestam sobre a importância e personalidade de um homem que foi modelo humano para o Filho de Deus.
José Luis Gago de Val falando sobre esse dia tão importante diz: 

"José de Nazaré, o carpinteiro de coração e voz repletos de afeição. Homem de ombros largos para proteger Deus da nevada. Trabalha com madeira ainda cheirando a resina para que o Menino-Deus se vá acostumando, pelo tato, aos cravos a ao cheiro de madeira verde.
José é operário e pobre: ganha pouco dinheiro por seu trabalho. Mas é feliz: Jesus preenche tudo. Na modesta casa de cal e adobe, José, Maria e Jesus se amam.
Quando há amor em casa, reina a alegria."
Como vemos, José é um exemplo e uma proteção para as famílias por ter garantido na casa do Filho de Deus o sustento e a segurança. Assim como Maria, José manteve-se fiel a sua missão de construir um lar em que Deus pudesse vir habitar. Nossas famílias no dia de hoje precisam olhar para essa Sagrada Família e com ela aprender aquilo que Deus quer: o amor e a fé. José é um espelho para os homens, os trabalhadores, os pais, os jovens, enfim, um modelo de justiça.
As leituras da solenidade de hoje (uma das poucas que tem o hino de louvor e alegria em sua espiritualidade em pleno tempo quaresmal) nos apontarão exatamente essa escolha da descendência de Davi para nascer o Salvador, tendo por pessoa o JUSTO JOSÉ.
Para reflexão: 2 Samuel 7,4-5a.12-16
                         Salmo 89 (88)
                         Romanos 4,13.16-18.22
                         Evangelho de Mateus 1,16.18-21.24a ou 
                         Evangelho de Lucas 2,41-51a

São José, intercessor da chuva no sertão
Ainda no dia de hoje, muitos nordestinos apresentam sua esperança em Deus para que a temporada de chuvas seja boa e possa irrigar a terra ansiosa para produzir. Sobre esse dia para nossa tradição popular vale a pena lê trecho do livro "Tradições ruralistas" de José Aderaldo de Medeiros Ferreira, conterrâneo nosso, que fala da importância desse dia para os antigos e novos agricultores, ilustrando com uma estória de sua família.

"Dezenove de março, famoso dia de São José, próximo ao da passagem do Equinócio no dia vinte e um, é o mais ansiosamente esperado, quando já todas as esperanças se esgotam; novenas em todo o interior nordestino - Sertão, Seridó, Cariri, Curimataú e Agreste; - 'Milho plantado dia de Saõ José dá pamonha no São João'. 'No período compreendido entre 12 de dezembro e 19 de março, não chovendo, está decretada a seca' Euclides da Cunha - Os sertões. Nas Cacimbas, fazenda do Cel. Manoel Emiliano, sua esposa, Dona Yayá Medeiros, rezava uma novena acompanhada com bendito em louvor ao poderoso Santo, com todos os moradores da região presentes - 'Gorgonho, Sin'Yayá tá chamando pra rezar o bendito!' - gritava Dona Luzia Estevam;
'Meu divino São José
Pela sua santa fé
Nos dê chuva com abundância
Meu divino São José!'
Depois do ato, todos iam para as casas dormir certos de que a chuva viria. A fé no Santo e muito mais em Dona Yayá, lhes dava aquela certeza. Neste dia, geralmente o Santo é roubado e só devolvido ao dono, em procissão, depois que chove. Tem até fazendeiro que oferece dinheiro ao santo com a intenção de comprar chuva, com esse ato demonstrando toda a sua revolta com a inclemência do tempo e com a seca que se avizinha. 'Diga a São José que me mande dez tostões de chuva'. Muitas vezes por conincidência ou castigo, aguaceiros fortes têm levado muitos açudes de roldão. 'Não foi assim João Fernandes? Olhe em que deu sua brincadeira! Foi-se embora o açude velho das Cacimbas!' João Fernandes, segundo Severino Estevam, era morador praquelas bandas, casado com Romana, uma prima de Manoel Emiliano."

Para além de qualquer comentário fica a fé do povo que viveu por nossas terras e nos ensina que hoje é um dia em que nossa esperança se volta para o céu, não só para pedir chuvas, mas para implorar as bênçãos de Deus, por intercessão de São José. 
Nossa paróquia se reunirá hoje, 19/03, a fim de celebrar esse dia na capela de São José Operário, às 19 horas para a missa em honra a São José, patrono da Igreja Universal, padroeiro das famílias e intercessor dos nordestinos ansiosos por chuva.

São José, rogai por nós.
Compartilhe : :

0 Post a Comment:

Postar um comentário