Páginas

sexta-feira, 15 de abril de 2011

POR QUE ESTA SEMANA É SANTA?

"A Semana Santa é o ponto alto do Ano Litúrgico. Começa a ser preparada na Quaresma. Durante os 40 dias de escuta da Palavra de Deus, confronto da vida, arrependimento dos pecados, penitência e conversão, a Igreja convida-nos a entrar no caminho de Jesus, como seus discípulos e discípulas. A Semana Santa abre-nos a porta do discupulado. A pedra é retirada, somos libertados do túmulo do pecado e entramos com Cristo na liberdade da ressurreição.
A espiritualidade da Semana Santa perpassa o Domingo de Ramos e da Paixão, o sacramento da reconciliação, a Quinta-feira Santa, a Sexta-feira da Paixão, o Sábado de Aleluia, a Vigília Pascal e o Domingo da Ressurreição e leva-nos a ouvir a voz de Jesus que ressoa nos Evangelhos, dirigida a seus discípulos e discípulas de todos os tempos: 'Chamo-vos amigos porque vos comuniquei tudo o que recebi do Pai' (Jo. 15,15).

É uma tradição da Igreja acompanhar Jesus de perto na Semana Santa. No Brasil, as pessoas sobem montes rezando e cantando. Meditam sobre o caminho de Jesus até o Calvário e encenam a via-sacra. Podemos perguntar: e as outras semanas de nossas vidas não podem ser santas também? Sim. Deus nos chama a viver todos os dias na santidade recebida no batismo.
A cada ano a Igreja revive a Semana Santa e nos dá a opoprtunidade de sempre renovar a certeza de participarmos com Cristo do mistério da cruz e da ressurreição. A meta de nossa vida é cheagr ao que diz o apóstolo Paulo: 'o que Deus tem preparado no céu´para aqueles que O amam' (1Cor. 2,9).
A liturgia da Semana Santa ajuda-nos a permitir que Jesus entre em nossas vidas. Ele mesmo diz: 'Estou à porta e bato. Se alguém me abrir a porta, entrarei e permanecerei com ele e cearemos juntos' (Ap. 3,20). Permanecer com ele é deixar-se mergulhar em sua paixão.
Mas o que significa paixão? Apaixonar-se é amar até os extremos de 'loucura'. Jesus viveu uma intensa paixão por cada ser humano e por cada criatura. Nosso Irmão Mais Velho, o Filho Único de Deus, nos amou até a loucura da morte na cruz. A palavra 'paixão' vem da língua grega, na qual se diz patsein, que significa 'sofrer' (cf. Lc. 24,26). Na ausência do ser amado, o amor é sofrimento. O amor de Jesus por nós e seu desejo de nos ter consigo o levou até a entrega da vida no suplício mais terrível e humilhante que um ser humano poderia enfrentar.
Ao abrir os braços na cruz, o Irmão Primogênito se fez Mestre do amor, como ele mesmo dissera, pouco antes, aos discípulos: 'Não há maior amor d que dar a vida pelos amigos' (Jo. 15,13). Na Semana Santa, acompanhamos o Mestre no amor-sofrimento e aprendemos dele a confiar em Deus, que transforma a morte em ressureição."

Irmã Maria Inês Carniato, fsp


Compartilhe : :

0 Post a Comment:

Postar um comentário

Postagens Mais Vistas

Postagem em destaque

Divulgada programação oficial da Semana Santa em Santa Luzia

Dia 24 de março (Domingo de Ramos) 6h30 - Acolhida aos fiéis na Igreja de São José Operário  7h - Bênçãos dos Ramos e procissão 7h45 - Santa...