Páginas

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Tradicional Tope do Juiz acontece neste sábado em Santa Luzia

A Festa de Nossa Senhora do Rosário terá continuidade neste sábado, dia 04 de outubro, com a realização do Tope do Juiz às 10h00. Este ano, a concentração dos cavaleiros acontecerá na fazenda Marias Pretas e se dirigirá até a Igreja do Rosário.

Como o Tope do Juiz, que integra a parte social da festa, vai acontecer na véspera da eleição a comissão organizadora pede a quem for participar que não se caracterize com cores dos partidos políticos, bem como não coloque em seus cavalos ou em qualquer objeto adesivos, santinhos, bandeiras de políticos para evitar problemas com a justiça eleitoral e para não descaracterizarem o sentido cultural do Tope. 

A devoção à nossa Senhora do Rosário é comum a muitas comunidades negras, porém, somente em  Santa Luzia Luzia é que acontece o  “tope do juiz”.Consiste em um tradicional ritual que começou em 1872 ano em que o juiz errou a comunidade onde seria a festa. O povo que aguardava a chegada dele  foi informado do equívoco e acabou indo ao seu encontro. O  juiz e o povo juntos, a cavalo, voltaram para o local correto da festa. E assim surgiu o Tope do Juiz. Atualmente, o juiz do ano juntamente com a rainha e a princesa dos vaqueiros se reúnem em uma comunidade rural onde se concentram os cavaleiros e dali parte rumo à cidade. Chegando à cidade se encontram com o restante do reisado e seguem para Igreja do Rosário onde recebem a bênção.
Compartilhe : :

0 Post a Comment:

Postar um comentário