Páginas

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Festa de Nossa Senhora do Rosário foi encerrada em Santa Luzia na última terça feira (07)

A Festa de Nossa Senhora do Rosário 2015 foi encerrada  na noite da última terça feira, dia 07 de outubro em Santa Luzia. 

A Programação do dia solene começou com Missa celebrada às 8h00 da manhã. Na continuação aconteceu o leilão ao lado da Igreja do Rosário às 14h00.

No período da noite (18h00) aconteceu a Procissão que conduziu a imagem de Nossa Senhora do Rosário pelas principais avenidas da cidade. Chegando à Igreja ocorreu a Missa Solene que foi presidida pelo padre Elias Ramalho Gomes e concelebrada pelo Padre Bento Oliveira. Uma multidão de devotos lotou não só a Igreja do Rosário como o seu largo e parte da rua João Cirilo. 

A proclamação do Evangelho foi feita pelo pe. Bento que também fez a homilia. Em sua reflexão o padre destacou a devoção à Nossa Senhora do Rosário remete à oração do Rosário e enfatizou a importância de se rezar com muito fervor. "A intercessão não virá da quantidade de contas rezadas, mas da fé e do fervor que expressamos em cada conta", disse o padre. Ele ainda lembrou que a devoção pelas comunidades negras tem um traço histórico e cultural de resistência. No passado essa resistência era contra a própria escravidão e, no presente, continua sendo necessária a resistência contra a discriminação, o preconceito e a desigualdade social.

Os devotos e devotas de Nossa Senhora do Rosário entoaram com muito fervor e animação a ladainha rogando a Deus pela intercessão da Virgem mãe alívio para as dores e sofrimentos do tempo presente.

Nos momentos finais da celebração, a Banda Cabaçal deu um simbolismo muito especial com o seu batuque marcando uma tradição que tem 144 anos de existência em Santa Luzia. 

Compartilhe : :

0 Post a Comment:

Postar um comentário