Páginas

domingo, 6 de março de 2016

Dom Eraldo se encontrou com lideranças comunitárias da zona rural na tarde deste sábado (05/03)

O bispo da diocese de Patos, Dom Eraldo, que está em visita pastoral em Santa Luzia, se encontrou com lideranças pastorais e comunitárias da zona rural na tarde deste sábado, dia 05 de março.

O encontro aconteceu na comunidade Barra e teve a participação de representantes de todas as comunidades rurais do município de Santa Luzia. 

Dom Eraldo chegou à comunidade Barra por volta das 14h00 e se dirigiu à casa de Julião Dantas onde foi realizada uma reunião. O bispo escutou os relatos dos presidentes de associações comunitárias e das pastorais sobre a atual situação em que se encontra a zona rural e também ouviu os relatos dos leigos sobre os trabalhos pastorais.

Severino Olegário, presidente da Associação dos Caprinocultores, destacou as dificuldades de sobrevivência na zona rural e destacou que viabilidade de se produzir no campo se houver apoio. Neto da Barra, presidente da Central das Associações, destacou a luta das comunidades para acessar políticas públicas que ajudem ao homem do campo a sobreviver com sua família em sua terra. Bivar Duda, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ressaltou o trabalho de organização das comunidades e o seu acesso às tecnologias sociais e às políticas que ajudam os agricultores familiares a superarem as dificuldades. Outras lideranças comunitárias também fizeram uso da palavra relatando não só os problemas, como também, as alternativas que vem sendo adotadas.

Dom Eraldo se disse muito feliz em poder conversar com os fieis da zona rural e mostrou sua preocupação com as condições sociais e econômicas em que vivem as famílias sertanejas.

Após a reunião foi servido um lanche e, na sequência, houve uma caminhada meditando o Terço até a capela de Santa Rita de Cássia onde Dom Eraldo celebrou a missa que foi concelebrada pelo padre Elias Ramalho Gomes.
Compartilhe : :

0 Post a Comment:

Postar um comentário